A Câmara Luso-Argentina de Comércio e Indústria (CLACI) é uma organização sem fins lucrativos, formada na cidade de Lisboa. O seu objectivo é o de promover e fomentar o conhecimento mútuo e a cooperação entre as nações da Argentina e Portugal, a partir de uma ampla agenda que inclui o diálogo e os intercâmbios em matéria económica, comercial, cultural, social e políticos.
Em particular, é de interesse da Câmara promover e dinamizar os vínculos comerciais e as acções de cooperação económica, assim como também o fluxo de investimentos bilaterais.
A CLACI tem atualmente um número significativo de associados entre os quais se destacam empresas de diversos tamanhos e sectores, assim como também associações comerciais e empresariais, entre outros. A grande maioria destas instituições já tem importantes ligações económicas e comerciais com a Argentina.
Em Maio de 2013, começaram a realizar-se as primeiras reuniões e conversações visando a constituição da Câmara Luso-Argentina de Comércio e Indústria (CLACI) de Portugal. A 21 de novembro de 2013 realizou-se na cidade de Lisboa a reunião constitutiva da mesma na qual os sócios fundadores aprovaram o Estatuto e a partir da qual se iniciaram os procedimentos legais para a constituição formal da nova Câmara.
A Câmara Luso-Argentina de Comércio e Indústria (CLACI) é uma organização sem fins lucrativos constituída na cidade de Lisboa que tem como objetivo promover e fomentar o conhecimento mútuo e a cooperação entre as nações da Argentina e Portugal. A Câmara tem programada uma ampla agenda de trabalho, que inclui o diálogo e os intercâmbios em matéria económica, comercial, cultural, social e políticos. Em particular, é de interesse da Câmara promover e dinamizar os vínculos comerciais e as acções de cooperação económica, assim como também o fluxo de investimentos bilaterais.
No seu primeiro ano de vida, o fortalecimento da Câmara foi assumido em conjunto com a Embaixada Argentina em Portugal, no âmbito dos esforços assumidos para aprofundar a relação bilateral.
Na Assembléia Geral em finais de 2013, elegeram-se autoridades para a Comissão Directiva da Câmara, sendo o Embaixador da República Argentina em Portugal nomeado como Presidente Honorário. Também fazem parte da Comissão Directiva os representantes do Grupo Simoldes Aços e Algardata Sistemas Informáticos em carácter de Vice-presidentes.
A primeira Assembléia Geral também aprovou um esquema de quotas para o primeiro ano de funcionamento da Câmara a partir de uma proposta que considera o tamanho das empresas, no momento de estabelecer as quotas.